A segurança do trabalho é fundamental para permitir que os colaboradores possam trabalhar com mais tranquilidade e eficiência. Isso, porque, ela o importante papel de evitar que acidentes de trabalho aconteçam, garantindo a segurança de toda a equipe.
A gestão de segurança do trabalho é responsável por verificar os principais riscos presentes no ambiente de trabalho, elaborar planos de ação para minimizá-los e fiscalizar as condutas internas, para acompanhar o cumprimento das recomendações de segurança.
No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é a gestão de segurança do trabalho e qual a importância dessa função.
Boa leitura!
O que é a Gestão de Segurança do Trabalho?
A segurança do trabalho é um conjunto de normas, ações e medidas preventivas destinadas à melhoria do ambiente de trabalho, prevenção de doenças ocupacionais e proteção à integridade física do colaborador.
No Brasil, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é quem regulamenta as normas da saúde e segurança do trabalho. Esse é um serviço obrigatório a todas as empresas e normalizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego por meio das Normas Regulamentadoras.
Geralmente as empresas têm um departamento destinado à gestão da segurança do trabalho, composta com profissionais especializados. Os responsáveis por essa gestão realizam estudos para identificar possíveis fatores de risco para acidentes ou desenvolvimento de doenças no ambiente de trabalho, bem como, desenvolvem procedimentos, metodologias e técnicas para garantir o controle e prevenção dessas ocorrências.
Outra parte importante de sua função está relacionada a orientação sobre os cuidados corretos com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que permitem a proteção dos seus colaboradores.
Qual a importância da Gestão de Segurança do Trabalho?
Exercer uma boa gestão de segurança do trabalho oferece muitas vantagens, além da relação direta com a segurança, seus desdobramentos provocam impactos positivos tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
Redução de Custos
Com a correta execução das ações propostas pela gestão de segurança do trabalho é possível que a empresa consiga reduzir custos. Em primeiro lugar, porque em um ambiente de trabalho mais seguro o índice de ocorrência de acidentes é menor.
Além disso, quando um colaborador se acidenta no trabalho, além do afastamento do mesmo, a empresa precisa arcar com:
- Custos judiciais, em caso de ação trabalhista;
- Indenizações legais previstas em lei; e
- Contratação de profissional temporário para substituição.
Logo, quanto menor a incidência de acidentes de trabalho, menores os custos da empresa.
Aumento da Qualidade de Vida
Trabalhar em condições de risco pode ser prejudicial, não somente à saúde física, como, também, à saúde mental do colaborador. Por isso, as medidas de segurança são extremamente importantes.
Quando o profissional se sente seguro para realizar suas atividades cotidianas, ele fica menos estressado, reduz a ocorrência de desordens psicológicas, melhora a produtividade e consequentemente sua qualidade de vida no trabalho.
Aumento da Produtividade
A melhor qualidade de vida e o aumento da segurança no trabalho, torna o clima organizacional mais agradável e este é um fator importante para aumentar a produtividade da equipe.
Com os colaboradores mais motivados, pode-se notar redução nos atrasos, melhora no cumprimento de prazos e maior satisfação dos seus clientes finais. E isso só é possível com uma gestão de segurança do trabalho eficiente.
Além disso, os trabalhadores conseguem utilizar os equipamentos e as máquinas com mais eficiência, pois terão passado pelos treinamentos de segurança indicados pela gestão.