Trabalho em altura: 5 dicas de segurança que você precisa saber

Os acidentes envolvendo a queda no trabalho em altura representam um dos maiores índices de acidentes no país. O trabalho em si já é um risco, tanto para os trabalhadores que precisam enfrentar a altura, quando para outros envolvidos nas obras. Porém, a falta de cuidado com equipamentos também potencializa os riscos desses acidentes.  Para garantir a segurança do trabalhador, a NR-35 (Norma Regulamentadora número 35) estabelece do planejamento até a execução, quais os parâmetros mínimos precisam ser seguidos para garantir que tudo ocorra bem. Neste artigo vamos te dar 5 dicas de como garantir a segurança para trabalho em…

Gestão de segurança do trabalho: o que você precisa saber

A gestão da segurança no trabalho é uma  das etapas mais importantes dentro de uma empresa. Trazendo proteção ao profissional no ambiente de trabalho e proporcionando às empresas uma menor incidência de riscos e acidentes.  Para isso, são necessárias diversas disciplinas, que compõem toda gestão da segurança do trabalho. Neste contexto, a empresa e cada setor tem a obrigação de fazer uma gestão de risco. Garantindo aos funcionários a  melhor posição para ter sucesso no dia a dia, com o máximo de segurança. No post de hoje vamos falar sobre a importância de incentivar e investir na gestão de segurança…

Ginástica laboral: benefícios e bem-estar no trabalho

A ginástica laboral é uma prática bastante positiva no ambiente de trabalho. Pois, reduz a incidência das dores e lesões mais comuns, geralmente ocasionadas por estresse e má postura. Leve e de curta duração, é uma atividade que não sobrecarrega e nem cansa o seu colaborador. Além disso, é uma medida preventiva contra diversas lesões. Seus benefícios são cada vez mais percebidos por empresas que zelam e buscam o bem-estar de seus funcionários. Um investimento que gera grandes resultados, tanto financeiros quanto da qualidade do produto e da prestação de serviço. No post de hoje vamos falar sobre a importância…

Capacete de segurança: qual o significado de cor?

Quando falamos sobre os EPI’s, o capacete de segurança é sempre um dos principais assuntos. A cabeça é uma das partes mais expostas em diversos setores, principalmente na construção civil. O capacete de segurança é essencial para proteger contra impactos e ferimentos, e também, contra o sol em ambientes externo.  O que muitos não sabem é que o uso deste EPI não é exclusivo de quem está trabalhando diretamente nas obras.  Outros pessoas envolvidas e, até mesmo visitantes, devem utilizar o capacete para garantirem sua segurança. Por este motivo, as cores dos capacetes tem papel fundamental na identificação de cada…

Controle de estoque de EPI: Por que é tão importante?

Ter um controle de estoque de EPI é muito importante para que todo ambiente de trabalho seja um local seguro e adequado.  Disponibilizar EPI’s para os colaboradores é fundamental, porém, somente isso não é o suficiente.  É necessário que o EPI seja de qualidade, esteja dentro do prazo de validade e seja armazenado em estoque — para a rápida reposição caso nesse necessário. No post de hoje vamos falar sobre a importância do controle de estoque de EPI para a segurança da sua empresa, quais são os EPIs fundamentais, sua conservação, prazo de validade e dicas de como ter um…

Respirador Semifacial: quando e como usar?

O respirador semifacial é um EPI muito importante na hora de pensar na segurança do seu colaborador. Sua principal função é proteger as vias aéreas contra a inalação de diversos tipos de contaminantes que podem estar no ar.  Ele funciona como um filtro, e assim, impede que as substâncias contaminadas no equipamento evitando uma possível intoxicação. Por isso, além de um EPI obrigatório, é também indispensável. Existem diferentes tipos de respiradores faciais com características específicas de cada um: Respirador Facial, ¼ facial, respiradores sem manutenção, etc.  Neste artigo, vamos falar sobre o respirador semifacial, sua função, tipos de materiais, qual…

Validade do CA x Validade do EPI: o que você precisa saber

A consulta do CA (Certificado de Aprovação) é uma etapa essencial na hora de comprar os EPI’s para a sua empresa.  É preciso ficar atento às aprovações dos equipamentos e ao prazo de validade de cada CA. Pois, um equipamento sem essas indicações pode ter sido fabricado de maneira incorreta, colocando, assim, o trabalhador exposto ao risco.  Mas afinal o que é CA? Você sabia que a validade dele não é a mesma validade do EPI? É possível utilizar o EPI com validade do CA vencido? Onde encontrar o número do CA? Continue a leitura e confira tudo o que…

Cinta lombar: em quais atividades deve ser utilizada?

A cinta lombar é, sem dúvidas, um dos equipamentos mais utilizados por trabalhadores que precisam se proteger diariamente de riscos e lesões relacionados à coluna.  Essa região, que é uma das mais sensíveis do corpo, pode ser prejudicada tanto quando o colaborador trabalha muito tempo em pé quanto em situações em que ele passa a maior parte do expediente sentado e com má postura. Não é à toa que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), citado na reportagem do Correio Braziliense sobre o tema, a dor nas costas é um dos problemas de saúde mais comuns para…

Ergonomia no trabalho: 5 benefícios para a sua saúde

Sentir dores nas costas após o expediente, ter Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou se deparar com uma situação de acidente são sinais claros de que a empresa precisa se preocupar mais com suas medidas de ergonomia no trabalho. Essa ciência, que se encarrega diretamente da saúde e segurança dos profissionais é essencial para proporcionar ambientes mais produtivos e adequados às necessidades de cada um.  Mas o que é exatamente a ergonomia do trabalho? E quais benefícios específicos ela pode apresentar? Nós contamos tudo o que você precisa saber neste post. Confira! O que é ergonomia no trabalho? De acordo…

Mitos e verdades sobre EPIs: veja os 6 principais

Das informações que você ouve diariamente sobre segurança do trabalho, você sabe identificar quais são exatamente os mitos e verdades sobre EPIs? Infelizmente, ainda há muitas afirmações confusas ou dúvidas que cercam o uso de Equipamentos de Proteção Individual, principalmente em empresas que necessitam diariamente desses materiais. Por isso, é essencial que tanto os empregadores quanto colaboradores se mantenham sempre informados para garantir a própria segurança, seja contra acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Levando em consideração os mitos e verdades sobre EPIs, nós reunimos, neste artigo, algumas das principais frases que mais geram incertezas. Vamos conferir? Confira 6 mitos…