Talabarte: entenda o que é e como usá-lo

Talabarte: entenda o que é e como usar

Quando o colaborador trabalha à altura, ele precisa ser amparado pelos EPIs específicos para resguardar sua integridade física e minimizar os riscos de queda, e o talabarte é um equipamento essencial para manter esse profissional mais seguro. Entenda o que é o talabarte e como usar esse EPI de acordo com a sua necessidade. No … Leia mais…

Gestão de Segurança do Trabalho: entenda a sua importância

Gestão de Segurança do Trabalho: entenda a sua importância

A segurança do trabalho é fundamental para permitir que os colaboradores possam trabalhar com mais tranquilidade e eficiência. Isso, porque, ela o importante papel de evitar que acidentes de trabalho aconteçam, garantindo a segurança de toda a equipe. A gestão de segurança do trabalho é responsável por verificar os principais riscos presentes no ambiente de … Leia mais…

Exposição a produtos químicos: como se prevenir?

Exposição a produtos químicos: como se prevenir?

Existem atividades laborais nas quais o trabalhador lida diretamente com a exposição a produtos químicos que são prejudiciais à saúde e à integridade física. Profissionais que trabalham com extração de minerais, construção civil, indústrias químicas e laboratórios são exemplos desse caso. Para que os trabalhadores tenham como se prevenir de possíveis danos à saúde, a … Leia mais…

Como conscientizar os colaboradores sobre o uso do EPI

  Conscientizar os colaboradores sobre o uso do EPI é uma tarefa fundamental para a gestão de segurança do trabalho de uma empresa. Por isso, é preciso reduzir as ocorrências de acidentes de trabalho, bem como as consequências que incluem doenças e afastamentos.  Porém, é comum que alguns colaboradores apresentem certa resistência ao uso do … Leia mais…

Como realizar o descarte correto dos EPI’s?

descarte correto dos EPI's

O descarte correto dos EPI’s é essencial para o trabalhador, assim como o uso adequado de cada um deles. Portanto, é extremamente necessário cuidar para que estejam sempre em perfeitas condições, já que o mau funcionamento pode causar graves problemas. Além disso, é obrigatório possuir o Certificado de Aprovação (CA) e realizar o descarte correto … Leia mais…

Fornecedor de EPI: 4 fatores que devem ser considerados

Fornecedor de EPI

Uma das principais ferramentas para a redução ou eliminação dos riscos no ambiente de trabalho, o equipamento de proteção individual (EPI) é essencial para uma boa gestão de segurança no trabalho. Por este motivo, escolher um bom fornecedor de EPI é fundamental para atender aos requisitos previstos na legislação, tratados pela Norma Regulamentadora (NR) 6.  … Leia mais…

Mapa de Risco: o que você precisa saber

Mapa de risco é um dos assuntos mais frequentes na segurança do trabalho.  A maioria dos cursos técnicos da área possui uma matéria específica sobre o assunto  e a maioria dos profissionais da área sabem o que significam.  Porém, saber do que se trata não significa saber entender e elaborar este documento tão importante. Sendo … Leia mais…

Eletricidade segura: 5 dicas para evitar acidentes elétricos

acidentes elétricos

Acidentes elétricos são uma das maiores preocupações para quem lida diretamente com a segurança no trabalho.  É importante que todas as normas e requisitos de segurança estejam em dia. Afinal de contas, essas medidas contribuem para a redução dos riscos no ambiente de trabalho.  Os acidentes elétricos são comuns e o número de internações e … Leia mais…

CAT: Como funciona a Comunicação de Acidente de Trabalho?

Comunicação de acidente de trabalho

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é uma etapa fundamental para a gestão de segurança de uma empresa.  Os acidentes de trabalho, infelizmente, ainda são muito recorrentes no Brasil. Ocupando o 4º lugar no ranking mundial, nosso país relata cerca de 700 mil casos por ano.  Afinal, você sabe como ela funciona? Como deve … Leia mais…

Trabalho em altura: 5 dicas de segurança que você precisa saber

trabalho em altura

Os acidentes envolvendo a queda no trabalho em altura representam um dos maiores índices de acidentes no país. O trabalho em si já é um risco, tanto para os trabalhadores que precisam enfrentar a altura, quando para outros envolvidos nas obras. Porém, a falta de cuidado com equipamentos também potencializa os riscos desses acidentes.  Para … Leia mais…