Conheça as principais características dos óculos de proteção contra impactos

Os óculos de segurança têm um papel fundamental na proteção dos trabalhadores, pois auxiliam na prevenção de diversos acidentes. É importante lembrar que se esse equipamento for deixado de lado, o trabalhador corre o risco de perder, totalmente ou parcialmente, uma importante ferramenta de trabalho: sua visão

No post de hoje, vamos falar sobre os principais modelos de óculos de proteção e como utilizá-los da forma correta para garantir a segurança dos colaboradores em casos de impactos.

Boa leitura! 

Quais são os tipos de óculos de proteção?

Para garantir a segurança durante sua jornada de trabalho, o colaborador deverá usar um equipamento que seja adequado à atividade exercida. Afinal, para cada situação, existe um EPI que consegue minimizar os principais riscos. 

Existem vários modelos para as mais diversas situações. Assim, é necessário conhecer os riscos existentes em cada ambiente, para então escolher os óculos de proteção mais adequados.

Modelos

Existem vários modelos de Óculos de Proteção, de acordo com o formato e design.

A escolha do modelo mais indicado está ligada diretamente às características físicas do rosto do operador, ou seja, o equipamento que melhor se encaixa à anatomia do rosto.

Para quem utiliza óculos de grau, hoje há no mercado óculos de segurança especiais, que aceitam lentes graduadas.

Cores das lentes

Há no mercado diversos tipos de cores de lentes, desenvolvidas para aumentar a percepção visual e aliviar a fadiga dos olhos nas mais diversas atividades.

Usar a cor correta aumenta a produtividade e o conforto, além de reduzir os riscos de lesões nos olhos e preservar a visão por muito mais tempo. 

Cada coloração de lente irá proteger o operador em atividades específicas, de acordo com o tipo de exposição e o ambiente de trabalho. 

Amarelas: A lente amarela garante a qualidade na visão em locais de trabalho com baixa luminosidade. Além de proteger os olhos contra os impactos de partículas volantes.

Incolores: A lente incolor é ideal para locais de trabalho com ambientes claros, mas sem deficiência de luminosidade intensa.

Cinzas: Indicada para ambientes com luminosidade intensa ou trabalhos ao ar livre.

Verdes: Muito utilizadas pelos soldadores. As lentes verdes contribuem com a proteção dos olhos em trabalhos com raios infravermelhos e soldas.

IN-OUT: São lentes incolores com acabamento espelhado, para atividades onde o colaborador trabalhe em ambiente interno de forma intermitente. Caso haja a necessidade de deslocamento para outros ambientes com mais luminosidades ou ao ar livre, ela garante que o usuário não tenha desconforto pela diferença de intensidade de luminosidade.

Como utilizar da forma correta? 

Os óculos de proteção não devem ser retirados enquanto o trabalhador estiver em área de risco, portanto, para usá-lo corretamente opte por um modelo que se acomode melhor ao rosto. Sua proteção deve abranger toda a área dos olhos, sem limitar o campo de visão.

As lentes não podem provocar distorção de imagens, devem estar sempre limpas e caso estejam muito arranhadas, o equipamento precisa ser substituído. É aconselhado o uso do cordão de segurança para evitar que os óculos fiquem caindo do rosto durante as atividades.

Assim, fica mais fácil identificar e compreender qual seria o equipamento ideal para o seu tipo de trabalho. Caso você queira saber mais um pouco sobre os diversos modelos existentes, conheça a nossa linha de produtos.

 Até a próxima!

Deixe um comentário