O calçado ocupacional é um EPI essencial para uma rotina de trabalho adequada. Afinal, nossos pés são responsáveis pela nossa locomoção e sustentação na maioria das atividades.
O que é?
Calçado ocupacional é aquele que possui características adequadas para o espaço de trabalho. Ou seja, eles possuem materiais e características vantajosas para o profissional, que permite maior conforto ergonômico. Portanto, possuem palmilhas, solados antiderrapantes, materiais adequados à temperatura do ambiente e amortecimento, por exemplo.
Quais são os principais tipos?
Existem diferentes modelos, entre eles:
- Sapatos
- Botina
- Bota
- Coturnos
- Tênis
Variando também entre o material, a forma e o nível de proteção.
Além disso, é necessário identificar qual o calçado ideal para a sua profissão. Entendendo quais os riscos do seu trabalho, você será capaz de encontrar aquele que traz mais segurança para cada situação.
Qual a diferença entre calçado ocupacional e de segurança?
O calçado ocupacional não é necessariamente um calçado de segurança. Por isso, são recomendados para ambientes de riscos leves e o objetivo é trazer mais conforto e comodidade.
Em contrapartida, os calçados de segurança são reforçados com biqueiras de aço ou composite e desenvolvidos com materiais resistentes para proteger o trabalhador contra impactos, cortes e perfurações. Além disso, devem estar dentro das normas vigentes e sua eficácia deve ser testada e comprovada.
Qual a importância do calçado ocupacional?
Longas jornadas de trabalho que necessitam que o profissional permaneça em pé, pode ser prejudicial para a postura e causar dores e incômodos se o calçado utilizado não foi desenvolvido para esse objetivo. Não apenas isso, mas eles também são responsáveis pela proteção de pequenos riscos como a umidade para trabalhadores da área de limpeza que podem causar danos à saúde.
Garantir a saúde e a integridade física do seu time é essencial. Acesse nosso site para conhecer nosso catálogo de calçados ocupacionais e deixar sua equipe segura e protegida.