EPI e tecnologia: como reduzir riscos de acidente de trabalho na sua empresa

Que os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são fundamentais para reduzir riscos de acidente de trabalho todos nós já sabemos. Agora, o que eles e a tecnologia têm em comum? Muito mais do que você pensa!

Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, “acidentes de trabalho são aqueles que ocorrem pelo exercício do trabalho a serviço de uma empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Esses acidentes podem ser classificados em três categorias: ambientais, ergonômicos e acidentes. Para todos eles, existe uma maneira de se proteger, seja usando equipamento de proteção coletiva ou equipamento de proteção individual.

Hoje, os equipamentos usados pelos trabalhadores são de alta qualidade e confiabilidade para proporcionar mais proteção durante suas rotinas. A tecnologia exerce um papel importantíssimo nessa tarefa. A seguir, confira a relação entre EPI e tecnologia!

O que é segurança do trabalho?

Primeiramente, segurança do trabalho nada mais é do que uma série de medidas que visam proteger a integridade física dos trabalhadores durante o expediente. 

Algumas das principais etapas envolvidas nesta atividade são:

  • Identificação e avaliação dos perigos presentes nos ambientes em que os trabalhadores estão, incluindo substâncias químicas, maquinário, riscos ergonômicos, entre outros.
  • Após a identificação e avaliação, adota-se medidas para diminuir ou eliminar qualquer tipo de ameaça. Essas medidas podem ser  por meio de treinamentos e cursos de capacitação, instalação de equipamentos de segurança, manutenção preventiva, conscientização dos colaboradores, entre outros.
  • Monitoramento: para todas as medidas adotadas, é necessário verificar se estão sendo cumpridas no ambiente laboral.
  • Investigação: se acontecer algum tipo de acidente, deve haver uma investigação dos motivos pelo qual ocorreu e fazer todas as alterações e manutenções necessárias para se evitar outros acontecimentos.

Como a tecnologia ajuda a reduzir os riscos de acidente de trabalho?

Além de contribuir para processos e soluções mais rápidas, evitando falhas e melhorando a qualidade e produtividade da sua equipe, a tecnologia exerce um papel fundamental no avanço e nas melhorias que os equipamentos de proteção individual proporcionam.

Isso porque, com a pandemia do coronavírus, em 2020, houve uma necessidade de se inovar e aperfeiçoar todos os equipamentos de segurança, tanto dos profissionais de saúde, quanto os de construção civil. 

Então, os avanços tecnológicos se estenderam desde softwares desenvolvidos para facilitar o exercício das atividades, até mudança de materiais usados em roupas, capacetes, óculos, luvas, entre outros.

Confira alguns benefícios:

  • Roupas

Algumas roupas foram aperfeiçoadas com materiais mais resistentes que garantem um nível de proteção maior contra alergias, infecções bacterianas ou virais, substâncias tóxicas, etc. 

Na construção civil, por exemplo, foram desenvolvidos tecidos inteligentes para gerar mais conforto ao trabalhador ao executar tarefas que precisam de mais esforço e que exigem o uso de EPI’s.

  • Softwares de produtividade

Robôs e drones foram implementados para substituir pessoas na realização de tarefas que envolvem alto risco. Além de rastrear o trabalhador para verificar se a atividade está sendo feito de forma correta, enviando informações ao responsável. Utiliza-se, também, por exemplo, para acessar lugares muito altos, fazer inspeção de substâncias tóxicas ou monitorar um trabalhador no canteiro de obras. 

  • Internet das coisas

Esse conceito se refere à interconexão de dispositivos eletrônicos e objetos físicos por meio da internet, permitindo que se comuniquem entre si e com os usuários. 

Essa tecnologia permite a fiscalização de máquinas e equipamentos, evitando que o trabalhador fique exposto a situações perigosas. Outro ponto positivo, é que a IoT auxilia, também, no monitoramento da saúde dos colaboradores, por meio de sensores.

É importante lembrar que o uso dos EPI ‘s depende do certificado de aprovação expedido pelo Ministério do Trabalho e Previdência. 

É importante identificar todo e qualquer risco para, assim, tomar medidas que garantem a segurança de todos os trabalhadores em ambiente laboral. Por isso, o uso de EPI’s é fundamental para protegê-los de qualquer tipo de acidente.

Para garantir a segurança da sua equipe, conte com os equipamentos da Equipaminas! Aqui, você encontra materiais de qualidade para que seus colaboradores possam trabalhar com mais tranquilidade e conforto.

Visite o nosso site e garanta agora mesmo os seus EPI’s.

Deixe um comentário