EPI Hospitalar: conheça 5 equipamentos de proteção da área da saúde

Trabalhar na área da saúde exige cuidados específicos, pois são ambientes repletos de agentes contaminantes, como bactérias, vírus e outros microrganismos. Por isso, o uso dos EPIs hospitalares são extremamente essenciais para a proteção dos colaboradores e seus pacientes.

Pensando nisso, vamos falar sobre a importância do EPI hospitalar e quais são os 5 equipamentos de proteção fundamentais para a área da saúde.

Boa leitura!

Qual a importância do EPI Hospitalar?

Hospitais e clínicas são ambientes que oferecem um alto risco de contaminação por agentes biológicos, químicos e radioativos. Assim, é importante o uso do EPI hospitalar para minimizar a exposição dos colaboradores a esses riscos.

A NR 32 é a norma que regula as medidas de proteção à segurança e à saúde dos colaboradores da área da saúde. Ela aborda quais os riscos existentes nesses ambientes, além de explicar como fazer a prevenção e a capacitação para que os trabalhadores tenham mais tranquilidade durante sua atividade laboral.

O gestor clínico e hospitalar deve ter pleno conhecimento dessa norma para conscientizar sua equipe sobre o uso correto dos EPIs hospitalares. Principalmente, diante do contexto que estamos vivendo. Até porque, são esses os profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus e com isso, precisam se atentar ainda mais quanto às normas de segurança e proteção.

Os 5 principais equipamentos de proteção da área da saúde

Luvas

As luvas descartáveis são utilizadas na maioria dos procedimentos realizados na área da saúde. O principal objetivo desse EPI é proteger as mãos do colaborador contra os riscos de infecções do ambiente envolvidos, principalmente, na manipulação de agentes contaminantes.

Existem diferentes tipos de luvas e seu modelo varia de acordo com a atividade que será realizada pelo profissional. Elas são versáteis e são encontradas em diferentes tamanhos, cores e materiais.

A título de informação, as luvas cirúrgicas são utilizadas durante procedimentos invasivos. Já as luvas de procedimento, são indicadas para proteger as mãos do colaborador na manipulação de objetos infectados.

Óculos de Proteção

Esse EPI hospitalar é utilizado quando há risco de excreções e secreções no ambiente de trabalho. Os óculos servem para proteger os olhos do colaborador dos componentes de risco. Para isso, é importante que eles sejam fabricados de acordo com as normas de segurança.

O ideal é que as lentes sejam incolores e antiembaçantes, que ele ofereça apoio nasal confortável, hastes maleáveis e cobertura completa da área dos olhos.

Máscaras

A máscara é um EPI básico para diferentes ambientes, inclusive para hospitais e clínicas, porque previne a saúde do colaborador contra doenças transmitidas pelas vias respiratórias.

Os ambientes hospitalares, por serem espaços fechados e com grande fluxo de pessoas diariamente, são propícios para a transmissão de diferentes doenças, como: gripe, sarampo, catapora, entre outros. Desta forma, o uso das máscaras de proteção é sempre recomendado.

Sapatos de Segurança

Entre os principais EPIs hospitalares, temos a presença dos sapatos de segurança.

Quem trabalha na área da saúde, compreende a necessidade de usar um calçado confortável, flexível, seguro e prático. Porque os turnos podem ser longos, cansativos e o trabalho é realizado majoritariamente em pé.

Eles são importantes para locais úmidos e com presença de material infectante, como nos centros cirúrgicos e central de esterilização.

Touca

As toucas descartáveis são utilizadas para proteger o colaborador dos componentes contaminantes e para evitar que caiam fios de cabelo, comprometendo o trabalho que está sendo realizado.

Elas são de uso individual e essenciais para quem trabalha nos ambulatórios, hospitais, clínicas médicas e de odontologia.

Como escolher os melhores EPIs hospitalares?

Ao escolher os EPIs hospitalares, é fundamental observar a qualidade dos materiais utilizados na fabricação dos itens e a validade do certificado de aprovação para a atividade que ele será direcionado.

Ignorar esses critérios pode gerar transtornos aos empresários com o aumento de doenças e acidentes no trabalho, comprometendo a imagem da instituição.

Para auxiliar sua tomada de decisão, a Equipaminas disponibiliza o serviço de atendimento especializado personalizado. Assim, você pode tirar todas as dúvidas relacionadas à segurança do trabalho e EPIs mais indicados para a sua necessidade.

Preencha o formulário em nosso site e aguarde o contato do especialista.

Deixe um comentário