Existem atividades laborais nas quais o trabalhador lida diretamente com a exposição a produtos químicos que são prejudiciais à saúde e à integridade física. Profissionais que trabalham com extração de minerais, construção civil, indústrias químicas e laboratórios são exemplos desse caso.
Para que os trabalhadores tenham como se prevenir de possíveis danos à saúde, a legislação prevê uma série de medidas que devem ser observadas nesses casos de exposição. Como a criação de uma Gestão de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Os gestores do SESMT são profissionais responsáveis por adequar o ambiente de trabalho às normas regulamentadoras da segurança, assim como, determinar quais os Equipamentos de Proteção Individuais mais recomendados para a redução dos riscos.
No post de hoje vamos explicar quais os riscos oferecidos pela exposição a produtos químicos e como se prevenir.
Boa leitura!
Riscos Relacionados a Produtos Químicos
A Norma Regulamentadora 9 (NR9) identifica como riscos de produtos químicos, todos os componentes ou substâncias que possam contaminar o organismo por:
- Inalação (nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores);
- Contato com a pele; ou
- Ingestão.
Dependendo da estrutura química da substância e do tempo de exposição do trabalhador aos produtos químicos, pode causar irritação nas vias aéreas, náusea, dores de cabeça, convulsões, desenvolvimento de doenças graves e, em casos mais graves, provocar a morte.
Prevenção de Riscos Químicos
Após um levantamento da exposição a produtos químicos que o trabalhador está sujeito em seu ambiente de trabalho, é fundamental estabelecer medidas de proteção coletiva e instruir os funcionários sobre a importância do uso dos EPIs.
No caso das medidas de proteção coletiva, são recomendados ventilação e exaustão nos pontos de operação, lava-olhos e chuveiros de emergência, assim como extintores de incêndio apropriados.
Quanto aos EPIs, confira a seguir a lista dos equipamentos indispensáveis.
Respiradores
Existem no mercado vários modelos de respiradores indicados para os diferentes tipos de riscos químicos, de acordo com os níveis de exposição e demais fatores como, o clima.
As duas classes mais básicas são: respiradores com filtro e com fornecimento de ar. Os respiradores de filtração purifica o ar quando inalado pelo trabalhador. Já, no caso dos respiradores com fornecimento de ar, o ar purificado é fornecido por pressão, independente do ritmo respiratório do trabalhador.
Luvas de Proteção Química
As luvas de proteção são utilizadas para evitar o contato das mãos do trabalhador com agentes químicos, protegendo contra possíveis queimaduras, desidratação ou corrosão da pele, entre outras coisas.
No momento de escolher sua luva, é importante verificar se o equipamento tem o certificado de aprovação contra produtos químicos. Para isso, basta observar o número de CA na embalagem ou etiqueta do equipamento e realizar uma consulta.
Óculos de Proteção
São os responsáveis pela proteção da região dos olhos. De modo geral, todos os modelos de óculos de proteção são indicados para ambientes com presença de partículas sólidas, entretanto, quando os agentes é são produtos químicos em estado líquido, é recomendado o uso de óculos de visão ampliada, por oferecerem melhor vedação ao rosto.
Vestimentas
As vestimentas de proteção contra a exposição a produtos químicos, normalmente protegem o corpo todo e são confeccionadas com materiais impermeáveis, dificultando o contato dos produtos químicos com a pele do trabalhador. Elas também possuem um Certificado de Aprovação para garantir a validade da sua proteção contra essas substâncias. Portanto, não deixe de fazer uma consulta pelo certificado desse equipamento antes de comprar.
Calçado de Proteção
Os calçados de proteção varam entre botinas de pvc, botinas e sapatos, também são encontrados no mercado com variedade de modelos e materiais de confecção. Como já mencionado, é importante consultar sua proteção no Certificado de Aprovação e observar sua resistência contra os riscos atrelados ao ambiente, como: solo escorregadio, queda de objetos pesados e cortantes, temperaturas extremas, entre outros.