Acidentes de trabalho fazem parte da realidade de praticamente todas as profissões, principalmente, na área industrial. A indústria alimentícia, por exemplo, oferece riscos ocupacionais em diversas operações, desde o manuseio e seleção de insumos até a carga e estocagem dos produtos.
Por essa razão, as empresas precisam oferecer condições de trabalho mais seguras para que os funcionários desempenhem suas funções com mais tranquilidade. Confira quais os riscos presentes nesse setor e os principais EPIs que devem ser utilizados.
Boa leitura!!
Por que investir em EPIs na Indústria Alimentícia
A Indústria Alimentícia é um dos setores que mais oferecem riscos mecânicos, químicos e biológicos aos trabalhadores, visto que eles estão constantemente expostos a produtos in natura, processados e congelados, oferecendo alto risco de queimaduras, perfurações, lesões por corte e infecções por agentes químicos ou danos mecânicos.
Dentre os principais fatores de risco do setor, podemos destacar, por exemplo:
- Ambiente molhado;
- Objetos cortantes;
- Excesso de calor e/ou frio;
- Transporte de carga;
- Trânsito intenso de pessoas;
- Manuseio de alimentos in natura, entre outros.
O uso dos EPIs corretos, ajudam a minimizar os riscos de acidentes de trabalho, desde os mais leves aos mais graves, tanto em operações com máquinas quanto no manuseio de produtos. Além disso, eles são uma forma de garantir a proteção e qualidade dos alimentos manuseados em cada processo.
5 EPIs Obrigatórios na Indústria Alimentícia
Para te ajudar a entender melhor como garantir a proteção da sua equipe durante a jornada de trabalho, listamos 5 EPIs indispensáveis para a saúde dos colaboradores e melhor qualidade do produto final.
Luvas de Proteção
Existem diferentes tarefas na indústria alimentícia que precisam do manuseio constante de insumos e produtos químicos para a realização, por exemplo, de misturas, separação e controle de qualidade.
Por conta desse contato direto, o uso da luva de proteção é essencial, ela protege o trabalhador de riscos químicos, como queimaduras e reações alérgicas, riscos biológicos, como contaminações e riscos físicos, por exemplo: cortes e impactos.
Botas
As botas de proteção cumprem o importante papel de manter os pés dos trabalhadores seguros de impactos na queda de objetos, objetos cortantes, escorregões, umidade e contaminação em geral.
Na indústria alimentícia, as botas mais recomendadas são as de PVC (borracha). Elas são mais leves, fáceis de lavar e apresentam alta resistência, garantindo uma boa durabilidade.
Vestimentas Térmicas
As vestimentas de proteção térmica ajudam a manter a estabilidade da temperatura corporal do colaborador diante de calor ou frio intensos. Alguns exemplos são: as japonas, calças, capuzes e meias para ambientes frios ou os aventais para proteção ao calor, no trabalho com fornos industriais ou assadeiras.
Protetor Auricular
Ruídos e barulhos excessivos são normais no ramo da indústria alimentícia, por isso a importância do uso dos protetores auriculares. Eles ajudam a diminuir a exposição a sons de alta intensidade, geralmente emitidos pelos maquinários pesados utilizados pelo setor, que podem causar surdez com o passar dos anos.
Respiradores
Em alguns setores da indústria alimentícia, a qualidade do ar pode não ser apropriada para a respiração dos colaboradores, contendo insumos prejudiciais à saúde quando inalados. Por isso, o uso de respiradores é essencial para melhorar a qualidade do ar respirado. Esse EPI protege o trabalhador de doenças respiratórias, bem como, evita a perda gradativa do olfato.
Vale lembrar também que a boa qualidade do equipamento é tão importante quanto usar o EPI ideal para cada caso. Para isso, conte com a Equipaminas para oferecer os melhores equipamentos para a segurança da sua equipe.