Os óculos de proteção são EPis fundamentais para a segurança no trabalho. Pois, protegem os trabalhadores de acidentes e lesões que causam doenças ocupacionais.
De acordo com a Previdência Social, os estão entre as cinco partes do corpo mais afetadas em acidentes de trabalho, um número que chega a 20%.
Por isso, quando algum risco ao trabalhador é identificado, seja ele químico, físico ou biológico, é obrigatório o uso de um EPI.
É importante conhecer os modelos de óculos de proteção de cada função. No artigo de hoje falaremos sobre os tipos de lente e como escolher a melhor para você e sua empresa!
Boa leitura!
Quais são os tipos de óculos de proteção?
Para cada situação de risco, existe um EPI. O óculos de proteção é um deles.
Sendo assim, é necessário conhecer os riscos de cada ambiente, para escolher os óculos de proteção mais adequado a cada função.
Qual o melhor tipo de lente para o óculos de proteção?
Os modelos de Óculos de Proteção variam de acordo com o formato e o design.
Com isso, seu principal objetivo é proteger a visão do impacto de partículas, luz intensa, raios UV, respingos de produtos químicos, entre outros.
Entretanto, para as lentes de proteção, além das cores, outros fatores devem ser considerados. Como a matéria prima, a proteção dos raios UV e a proteção antirrisco e antiembaçante.
Matéria prima
Inicialmente, as lentes dos óculos eram feitas a partir do vidro.
Porém, com a necessidade de um produto mais resistente – afinal, o vidro também apresentava risco – a tecnologia foi aprimorada e materiais como o acrílico e o policarbonato são os mais utilizados.
Proteção UV
Os raios UV não são nocivos apenas para a pele, mas também para a saúde dos olhos. Óculos de boa qualidade filtram mais de 99% destes raios, mesmo nas lentes incolores.
Proteção antirrisco e antiembaçante
Durante o processo de fabricação, algumas características são incluídas para melhorar a qualidade do óculos de proteção e garantir uma segurança ainda maior.
No caso da proteção antirrisco, é aplicada uma leve camada de quartzo na superfície da lente, que minimiza os possíveis arranhões e riscos aos olhos.
Já com a proteção antiembaçante, é colocado um fino revestimento transparente que não altera as propriedades da lente. Este revestimento acrescenta benefícios que evitam o embaçamento das lentes, principalmente em situações com alta concentração de vapor, por exemplo.
Qual a maneira correta de usar?
Os óculos de proteção precisam de atenção e cuidado.
Primeiramente, as lentes não podem provocar distorção de imagens, estando sempre limpas e caso estejam muito arranhadas, o equipamento precisa ser substituído.
Por isso, para usá-lo corretamente escolha um modelo que se acomode melhor ao rosto, com proteção em toda a área dos olhos, sem limitar o campo de visão.
Agora, ficou mais fácil entender qual o melhor tipo de lente para o seu óculos. Caso queira saber mais um pouco sobre os diversos modelos existentes, conheça a nossa linha de produtos.