Capacete de segurança: qual o significado de cor?

Quando falamos sobre os EPI’s — Equipamentos de Proteção Individual — o capacete de segurança é sempre um dos principais assuntos. Isso porque a cabeça é uma das partes do corpo que ficam mais expostas em diversos setores, principalmente na construção civil.

O capacete de segurança é essencial para proteger os trabalhadores nos seus ambientes de trabalho contra impactos e ferimentos. Mas exercem algumas outras funções:

  • Proteção contra objetos suspensos, principalmente em locais de construção civil e indústrias, no qual alguns objetos podem cair acidentalmente;
  • Proteção contra choques elétricos, em locais que há risco de contato com fios condutores de eletricidade;
  • Proteção contra o sol, chuva, vento e outros agentes ambientais, proporcionando mais conforto aos trabalhadores.

Ou seja, este equipamento, ao contrário dos que muitos pensam, esse EPI não é exclusivo de quem está trabalhando diretamente nas obras. Outros pessoas envolvidas e, até mesmo visitantes, devem utilizar o capacete para garantirem sua segurança.

Mas você sabia que as cores dos capacetes têm um papel fundamental papel fundamental na identificação de cada pessoa presente no ambiente do trabalho?

No Blog de hoje, vamos falar um pouco sobre isso. Continue o post e boa leitura!

Entendendo a necessidade do uso dos capacetes de segurança

Na gestão de segurança do trabalho, existe uma norma regulamentadora responsável pela normatização do uso dos EPI’s, que é a norma NR-06. Essa lei determina que o capacete é obrigatório nas seguintes situações:

  • Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem proteção completa contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais;
  • Durante a implantação das medidas de proteção coletiva;
  • No atendimento de situações de emergência.

Uma maneira fácil e efetiva de garantir a proteção de todos. Afinal, a segurança coletiva no ambiente do trabalho, parte individualmente.

 

As cores de cada capacete de segurança

Como falamos anteriormente, além de garantir a segurança do trabalhador, o capacete também serve como uma forma de identificar a função de cada pessoa presente na obra. 

Divididos em diversas cores cada uma delas representa uma área e uma função:

  • Capacete branco ou cinza: engenheiros, estagiários, técnicos, mestres de obra e encarregados
  • Capacete azul: pedreiros
  • Capacete laranja: eletricistas
  • Capacete marrom: carpinteiros, visitantes
  • Capacete preto: operador de máquinas
  • Capacete vermelho: bombeiros
  • Capacete amarelo: visitante

É muito importante lembrar que a disponibilização destes EPI’s são de total responsabilidade da empresa. 

Além disso, todo colaborador tem o direito de cobrar e exigir o uso e o fornecimento adequado de cada um deles.

 

Qual a importância do uso de EPI?

Pensando no bem-estar geral de cada colaborador, as medidas de prevenção relacionadas aos cuidado com a saúde são muito importantes. Assim como o uso correto e adequado de cada EPI

Os EPIs são os grandes responsáveis pela promoção da segurança do ambientes os seus colaboradores. 

Infelizmente, os acidentes de trabalho ainda são muito comuns no Brasil. Números que poderiam ser diminuídos com responsabilidade por parte dos empregadores; e com consciência por parte dos colaboradores. 

Uma das maneiras mais comuns de fazer isso é por meio do Diálogo Diário de Segurança (DDS), com conversas curtas sobre prevenção de acidentes junto às equipes. 

Por isso, aqui na Equipaminas, nós desenvolvemos e-mails semanais com dicas de temas de DDS para debater com as equipes da sua empresa e mantê-las sempre atualizadas das melhores práticas.

Esse conteúdo facilita o planejamento de assuntos e, inclusive, pode ser adaptado de acordo com a realidade de cada área.

Para participar e começar a receber os nossos e-mails de DDS sobre uso de EPI, basta realizar seu cadastro em nosso site e aproveitar as nossas dicas a cada semana!

Deixe um comentário