Conheça os principais equipamentos de proteção coletiva (EPC’s)

Muito se fala sobre os EPI’s e sua importância na rotina de muitos trabalhadores. Mas, os EPC são tão importantes quanto! 

Os Equipamentos de Proteção Coletiva, como o próprio nome diz, oferecem proteção a mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Assim como o EPI, fundamental para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho.

Entenda a diferença de EPI e EPC e saiba como manter a sua equipe segura com o uso desses equipamentos. 

 

A Importância dos EPC’s

Os Equipamentos de Proteção Coletiva são itens instalados no ambiente de trabalho e devem ser fornecidos pela empresa. Eles têm como principais objetivos e vantagens: 

  • Garantir a segurança dos trabalhadores;
  • Reduzir e anular qualquer risco para os colaboradores naquele local;
  • Aumentar a produtividade das atividades exercidas;
  • Diminuir o custo da empresa a longo prazo;

Além disso, o investimento em EPC’s é garantia da empresa estar em conformidade com as leis e regulamentações necessárias. A falta desses equipamentos pode resultar em multas e prejuízos.

 

Profissões que precisam dos Equipamentos de Proteção Coletiva

Todas as profissões que envolvem riscos, devem ser feitas com segurança. E nada melhor para garantir a tranquilidade dos seus colaboradores, do que proporcionando itens e materiais de qualidade para manter a saúde. 

Algumas profissões que necessitam o uso de EPC são:

  • Na construção civil: em canteiros de obras, além dos EPI’s, é necessário usar tapumes, guarda-corpo e redes de proteção.
  • Atividades em altura: profissionais que atuam como limpadores de fachada, pintores, limpeza de vidros, em elevadores, entre outros, necessitam utilizar equipamentos como linhas de vida, sistemas que protegem contra quedas, telas de proteção e cintos de segurança.
  • Eletricistas: para pessoas que trabalham com eletricidade, é fundamental utilizar objetos como tapetes e plataformas isolantes, EPC para trabalhos em altura, sinalizações e barreiras para evitar choques e quedas.
  • Profissionais de ambientes hospitalares e indústria química: nesses locais, é necessário usar sistemas de ventilação e exaustão, barreiras de contenção, sistemas contra incêndio, entre outros.

É importante lembrar que todos os Equipamentos de Proteção Coletiva não substituem o uso dos Equipamentos de Proteção Individual. Ambos devem ser usados com responsabilidade para executar determinadas funções e, assim, garantir a saúde e segurança de todos em seus ambientes de trabalho. 

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando para mais dicas de segurança na sua empresa. 

Entre no nosso site e conheça nossos equipamentos.

Deixe um comentário