Sentir dores nas costas após o expediente, ter Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou se deparar com uma situação de acidente são sinais claros de que a empresa precisa se preocupar mais com suas medidas de ergonomia no trabalho.
Essa ciência, que se encarrega diretamente da saúde e segurança dos profissionais é essencial para proporcionar ambientes mais produtivos e adequados às necessidades de cada um.
Mas o que é exatamente a ergonomia do trabalho? E quais benefícios específicos ela pode apresentar? Nós contamos tudo o que você precisa saber neste post. Confira!
O que é ergonomia no trabalho?
De acordo com o portal Saúde Ocupacional, o termo “ergonomia” surgiu a partir da junção entre as palavras gregas ergo, que significa “trabalho”, e nomos, que quer dizer “leis ou normas”.
Sendo assim, o termo trata do estudo científico que faz a mediação das relações humanas com seus instrumentos e ambiente de trabalho, sempre priorizando a segurança, saúde e produtividade dos colaboradores.
Para isso, a ergonomia se divide em três campos:
- físico, que leva em consideração a biomecânica das tarefas;
- cognitivo, que se preocupa com os aspectos psicológicos;
- e ambiental, que se relaciona ao local onde as atividades são realizadas.
Por meio da integração efetiva entre esses três campos, a ergonomia no trabalho propõe, então, métodos que visam proporcionar mais conforto para os funcionários, otimizar seu bem-estar e, é claro, prevenir contra acidentes ou doenças ocupacionais.
Tudo isso é regido pela Norma Regulamentadora 17 (NR 17), que prevê a definição de locais adequados a cada tarefa, horários de expediente e até no ritmo em que as atividades são realizadas, por exemplo.
Consequentemente, no dia a dia, os colaboradores se sentem menos cansados, mais produtivos e seguros dentro de seus ambientes de trabalho.
Mas o benefícios gerados pela ergonomia não param por aí. Abaixo, você confere mais detalhes sobre os principais deles!
5 principais benefícios da ergonomia para a sua saúde
1. Prevenção contra acidentes de trabalho e doenças ocupacionais
Quando a empresa adota uma boa política de ergonomia no trabalho, além de usar dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários, ela age diretamente na prevenção contra acidentes e doenças ocupacionais.
Afinal, se os colaboradores estão mais descansados e saudáveis, eles têm mais atenção na hora de realizar suas atividades e se sentem mais seguros a partir das medidas de precaução implementadas.
Da mesma forma, trabalhadores que passam o dia todo sentados e em frente ao computador, por exemplo, contam com normas que priorizam a boa postura, evitam dores no corpo e, inclusive, doenças que podem afetá-los no futuro, como a LER.
2. Diminuição de ausências e afastamentos
Como consequência da aplicação de técnicas relacionadas à ergonomia no trabalho, a empresa também ganha com a diminuição no número de ausências e afastamentos por doenças ou acidentes.
Quanto mais os trabalhadores estiverem saudáveis e protegidos, menores serão os prejuízos causados por ambientes inseguros e maiores as vantagens tanto para eles mesmos quanto para os empregadores.
3. Melhoria da qualidade de vida
Uma das vantagens, inclusive, é a melhoria na qualidade de vida. O colaborador que está em um meio adequado às suas atividades tem menos chances de se sentir frequentemente cansado ou estressado com suas responsabilidades.
Além disso, a adoção de pausas para relaxar e exercícios de ginástica laboral também ajudam a reduzir o sedentarismo e colaboram para aumentar a resistência do corpo.
4. Valorização dos colaboradores
Com os trabalhadores mais saudáveis e exercendo suas tarefas em um ambiente agradável, é normal que eles se sintam mais valorizados pela empresa.
Isso afeta o humor no dia a dia, seu desempenho e sua relação com a atividade, tornando-a mais prazerosa.
5. Aumento da produtividade
Como resultado das melhorias proporcionadas pela ergonomia no trabalho e valorização do profissional, há maior produtividade na empresa.
Quando se sente motivado e disposto, o colaborador não só entrega mais, como também toma todos os cuidados para que a qualidade seja a melhor possível.
Como melhorar a ergonomia no trabalho?
Agora que você já conhece os cinco principais benefícios da ergonomia no ambiente de trabalho, é hora de ver algumas dicas sobre como aplicar essas medidas na sua empresa.
Cada organização deve implementar ações de acordo com suas áreas e necessidades específicas, mas existem três passos gerais que podem ajudar na busca de soluções:
- mapear os riscos ergonômicos de cada setor e quais mudanças precisam ser feitas para garantir a segurança e bem-estar dos colaboradores;
- definir uma equipe de profissionais de segurança do trabalho para estruturar essas ações e colocá-las em prática;
- promover a conscientização de todos os funcionários, por meio de treinamentos, palestras ou Diálogos Diários de Segurança (DDS), para que eles entendam os riscos e saibam como preveni-los também.
Manter as portas abertas para o diálogo com os colaboradores é, inclusive, uma das melhores maneiras de orientá-los sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Portanto, se você gostou das nossas dicas sobre ergonomia no trabalho, aproveite também para realizar seu cadastro em nosso site, receber nossas dicas semanais de temas de DDS e se manter sempre atualizado sobre as melhores práticas sobre segurança e bem-estar nas empresas!