Cinta lombar: em quais atividades deve ser utilizada?

A cinta lombar é, sem dúvidas, um dos equipamentos mais utilizados por trabalhadores que precisam se proteger diariamente de riscos e lesões relacionados à coluna

Essa região, que é uma das mais sensíveis do corpo, pode ser prejudicada tanto quando o colaborador trabalha muito tempo em pé quanto em situações em que ele passa a maior parte do expediente sentado e com má postura.

Não é à toa que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), citado na reportagem do Correio Braziliense sobre o tema, a dor nas costas é um dos problemas de saúde mais comuns para os brasileiros e atinge 16% da população ativa no país.

Com as mudanças provocadas pela quarentena da Covid-19 e a adesão do home office por muitas empresas, inclusive, a preocupação com dores e lesões na coluna têm aumentado ainda mais. 

Por isso, independentemente do tipo de atividade e do ambiente de trabalho, se as tarefas exigem uma postura correta, é necessário garantir o máximo de segurança para que os trabalhadores não desenvolvam doenças ocupacionais ou tenham maiores problemas no futuro.

Uma das maneiras mais práticas de fazer isso, então, é por meio do uso adequado da cinta lombar. A seguir, nós apresentamos os principais benefícios desse Equipamento de Proteção Individual (EPI) e quando utilizar. Confira!   

Quais os principais benefícios da cinta lombar?

A cinta lombar, também conhecida como cinta ergonômica, é um importante acessório que garante a postura correta durante diversas atividades que oferecem riscos à coluna.

Ela funciona como um cinto de proteção para a região da lombar e, normalmente, vem acompanhada de suspensórios que também garantem a postura adequada aos ombros.

Sendo assim, quando utilizado corretamente na rotina pelos colaboradores, esse equipamento:

  • ajuda a corrigir a postura e protege a coluna;
  • alivia a pressão na região da lombar;
  • e reduz a necessidade de força muscular excessiva.

Com isso, a probabilidade de ter lesões leves ou graves nas costas e de ter fadiga é muito menor, o que coopera para que o trabalhador se sinta mais preparado e produtivo para sua função. 

A cinta lombar é, portanto, uma grande aliada da ergonomia e facilitadora das relações entre indivíduos, instrumentos de trabalho e ambientes.

Em quais atividades a cinta lombar deve ser usada?

Normalmente, as atividades mais indicadas para usar a cinta lombar estão relacionadas a levantamento de peso, carregamento ou descarregamento de materiais, exercícios físicos, com movimentos de flexão e serviços pesados e com movimentos intensos da coluna.

Dessa forma, o equipamento é frequentemente visto em áreas como a da construção civil, estoques, armazéns, almoxarifados, transportadoras, linha de produção, entre outros.

No entanto, como dissemos antes, ela também pode ser altamente indicada para trabalhadores que passam boa parte do tempo sentados, como secretárias, operadores de telemarketing e motoristas.

Afinal, a postura incorreta durante a realização dessas atividades também é um fator de risco para a coluna e pode ser extremamente prejudicial no presente ou futuro.

No geral, para avaliar se a cinta lombar seria indicada para uma função, o ideal é analisar se o posto de trabalho oferece sobrecarga para a região das costas e se a ajuda de uma sustentação extra é necessária.

Se a resposta for sim, pode ter certeza de que esse equipamento será essencial para tornar as atividades mais confortáveis, saudáveis e seguras para a sua equipe. 

Outras 5 dicas para evitar dores e lesões nas costas 

Para ir além do uso da cinta lombar e melhorar o bem-estar dos colaboradores, reunimos aqui outras cinco dicas simples de aplicar, com base na matéria do Correio Braziliense. São elas:

  1. preparar o corpo com alongamentos leves antes de qualquer atividade;
  2. fazer pausas de cinco minutos, a cada 40 minutos (ou conforme for mais indicado para a sua função), para esticar e relaxar o corpo;
  3. em caso de home office, ajustar o local de trabalho para manter o monitor do computador na altura dos olhos e a uma distância de 40 a 70 cm do rosto;
  4. ter uma atenção especial com a postura quando sentado, mantendo as costas retas, antebraços apoiados, coxas 90º em relação ao tronco, assim como joelhos e pés. O ideal é usar um apoio para os pés e nunca deixá-los estendidos para a frente;
  5. e, é claro, movimentar-se por meio de atividades físicas que ajudem a preservar a região, como alongamentos, abdominais, agachamento e flexões. 

Viu como cuidar da coluna é uma atividade simples e extremamente importante para uma rotina e um futuro mais saudáveis? É com pequenas atitudes como essas que você vive melhor, evita acidentes e doenças ocupacionais.

Se gostou das nossas dicas sobre a cinta lombar, não perca tempo: confira em nosso site os melhores produtos da categoria de EPIs para ergonomia e mude o jeito de trabalhar da sua equipe! 

Deixe um comentário