Validade do CA x Validade do EPI: o que você precisa saber

A consulta do CA (Certificado de Aprovação) é uma etapa essencial na hora de comprar os EPI’s para a sua empresa. 

É preciso ficar atento às aprovações dos equipamentos e ao prazo de validade de cada CA. Pois, um equipamento sem essas indicações pode ter sido fabricado de maneira incorreta, colocando, assim, o trabalhador exposto ao risco. 

Mas afinal o que é CA? Você sabia que a validade dele não é a mesma validade do EPI? É possível utilizar o EPI com validade do CA vencido? Onde encontrar o número do CA?

Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber!

O que é o Certificado de Aprovação (CA)?

O Certificado de Aprovação (CA) é um documento emitido pelo Ministério da Economia que identifica se os EPI’s estão em conformidade com as exigências da NR6, com o objetivo de garantir sua qualidade, funcionalidade e autorizar a sua comercialização.

De acordo com a NR 6, todo EPI, seja ele de fabricação nacional ou importado, só pode ser comercializado ou utilizado nas empresas se tiver a indicação do CA.  

Para que isto ocorra, os equipamentos são submetidos a vários testes específicos que irão avaliar durabilidade, conforto e proteção para exercer as atividades. 

Além disso, é muito importante saber que existe uma diferença entre a validade do CA e a validade do EPI.

 

Validade do CA x Validade do EPI

Para que o EPI ofereça a proteção esperada é preciso que ele esteja dentro do prazo de validade. 

A validade do CA existe para que a comercialização do produto seja feita no prazo máximo de 5 anos, e sua renovação é uma responsabilidade do Distribuidor de EPIs.

 Já a validade do EPI, é a data limite estipulada pelo fabricante para que o mesmo possa ser utilizado com segurança.

Com isso, é preciso entender que existem duas datas de vencimento a serem observadas: 

  • Antes de comprar o EPI: validade do CA do produto.
  • Após a compra do EPI: validade do EPI, o prazo de validade do fabricante.

Após a verificação, se a mesma for válida, o empregador deve se preocupar apenas com a validade do produto e não mais com a do a do CA.

É possível utilizar o EPI com validade do CA vencido?

Uma vez vencido o CA do equipamento, este não poderá ser comercializado pelo fabricante ou importador. Porém, a utilização do EPI continuará até o dia da validade do produto estipulada pelo fabricante.

Sendo assim, se sua empresa pretende adquirir algum EPI, a primeira coisa a observar é se ele possui o número do Certificado de Aprovação, e se este está dentro do prazo de 5 anos. 

 

Onde encontrar o número do Certificado de Aprovação?

O número do CA deve ser encontrado em todos os EPIs. Suas informações devem estar claras e legíveis, para que todos os usuários possam ter as informações sobre o EPI adquirido e suas funcionalidades.

Desta forma, o número do CA poderá vir gravado no equipamento e/ou em sua ficha de informações do fabricante.

Para você consultar o CA do EPI, basta entrar no site do Ministério da Economia e verificar. Tendo em mãos:

  • O número do CA;
  • Nome Equipamento; 
  • Nome do Fabricante; 
  • Tipo de Proteção que oferece. 

Lembrando que qualquer modificação ou ausência de um desses componentes invalida o Certificado de Aprovação, impedindo o seu uso. 

 

Por que o uso de EPI é tão importante?

Os EPIs são os grandes responsáveis pela promoção da segurança do ambientes os seus colaboradores. 

Infelizmente, os acidentes de trabalho ainda são muito comuns no Brasil. Números que poderiam ser diminuídos com responsabilidade por parte dos empregadores; e com consciência por parte dos colaboradores. 

Uma das maneiras mais comuns de fazer isso é por meio do Diálogo Diário de Segurança (DDS), com conversas curtas sobre prevenção de acidentes junto às equipes. 

Por isso, aqui na Equipaminas, nós desenvolvemos e-mails semanais com dicas de temas de DDS para debater com as equipes da sua empresa e mantê-las sempre atualizadas das melhores práticas.

Esse conteúdo facilita o planejamento de assuntos e, inclusive, pode ser adaptado de acordo com a realidade de cada área.

Para participar e começar a receber os nossos e-mails de DDS sobre uso de EPI, basta realizar seu cadastro em nosso site e aproveitar as nossas dicas a cada semana!

 

Deixe um comentário