A ginástica laboral é uma prática bastante positiva no ambiente de trabalho. Pois, reduz a incidência das dores e lesões mais comuns, geralmente ocasionadas por estresse e má postura.
Leve e de curta duração, é uma atividade que não sobrecarrega e nem cansa o seu colaborador. Além disso, é uma medida preventiva contra diversas lesões.
Seus benefícios são cada vez mais percebidos por empresas que zelam e buscam o bem-estar de seus funcionários.
Um investimento que gera grandes resultados, tanto financeiros quanto da qualidade do produto e da prestação de serviço.
No post de hoje vamos falar sobre a importância de incentivar e investir na ginástica laboral e o seus principais benefícios.
Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber!
O que é ginástica laboral?
Ginástica laboral é a prática de exercícios físicos durante o expediente de trabalho. Com a supervisão de profissionais especializados- e feita no próprio local de trabalho -, é uma atividade que dura de 10 a 15 minutos.
Pode ser feita no início, no meio ou no final de cada expediente de trabalho. Seus exercícios se baseiam em técnicas de alongamento, respiração, controle e percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos.
Trazendo assim, inúmeros benefícios para a saúde de cada colaborador.
Ginástica laboral: benefícios e prevenção de lesões
Os exercícios da ginástica laboral trabalham o fortalecimento dos músculos e dos ossos proporcionando também benefícios para o sistema cardíaco e respiratório.
Quando realizados no início da jornada de trabalho, aquecem os músculos e despertam o colaborador trazendo mais disposição.
Já no meio da rotina ela interrompe a monotonia operacional e os exercícios fazem uma compensação aos esforços repetitivos. Com isso, vícios e posturas negativas são evitados e há uma melhora na circulação sanguínea.
No final do expediente, ela ajuda a oxigenar as estruturas musculares, minimizando a fadiga e liberando as tensões acumuladas durante o dia.
A partir da ginástica laboral é possível prevenir doenças ocupacionais, como a LER (lesão por esforço repetitivo) e o DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).
Com essa prática acontecendo regularmente o colaborador tende a manter uma postura adequada, evitando os danos por esforço repetitivo, e assim, adquirindo mais equilíbrio e preparo físico.
Prevenindo também o sedentarismo e aumentando a consciência corporal de cada colaborador.
Outro ponto muito importante sobre a ginástica laboral está relacionado ao bem-estar mental e emocional. Pois, sua prática frequente diminui o estresse e minimiza tensões emocionais e psicológicas.
Ginástica laboral e ergonomia no trabalho
Segundo a NR-17 (norma regulamentadora número 17), que é a norma da ergonomia no trabalho, todas as empresas devem estabelecer diretrizes que permitam a adaptação das condições de trabalho, buscando proporcionar conforto, segurança e um desempenho eficiente.
Para isso, a ginástica laboral atua como uma grande aliada, uma vez que contribui diretamente para o trabalhador obter as condições físicas necessárias para a execução de suas tarefas.
A ergonomia no trabalho, determina as exigências técnicas normativas, que farão com que o colaborador desempenhe sua atividade laboral com maior produtividade.
Aliando as duas práticas, é possível proporcionar um ambiente de trabalho adequado com segurança e saúde para todos.
Qual a importância do uso de EPI?
Pensando no bem-estar geral de cada colaborador, as medidas de prevenção relacionadas aos cuidado com a saúde são muito importantes. Assim como o uso correto e adequado de cada EPI.
Os EPIs são os grandes responsáveis pela promoção da segurança do ambientes os seus colaboradores.
Infelizmente, os acidentes de trabalho ainda são muito comuns no Brasil. Números que poderiam ser diminuídos com responsabilidade por parte dos empregadores; e com consciência por parte dos colaboradores.
Uma das maneiras mais comuns de fazer isso é por meio do Diálogo Diário de Segurança (DDS), com conversas curtas sobre prevenção de acidentes junto às equipes.
Por isso, aqui na Equipaminas, nós desenvolvemos e-mails semanais com dicas de temas de DDS para debater com as equipes da sua empresa e mantê-las sempre atualizadas das melhores práticas.
Esse conteúdo facilita o planejamento de assuntos e, inclusive, pode ser adaptado de acordo com a realidade de cada área.
Para participar e começar a receber os nossos e-mails de DDS sobre uso de EPI, basta realizar seu cadastro em nosso site e aproveitar as nossas dicas a cada semana!