Entenda a diferença entre acidente e incidente

Embora muitas pessoas considerem esses termos como sinônimos, existe uma diferença entre acidente e incidente de trabalho.

Dependendo da natureza das atividades que o colaborador desempenha, ele pode estar mais suscetível a um ou outro caso. Por isso é importante que você entenda a diferença entre acidente e incidente no ambiente de trabalho.

No blog de hoje explicaremos a definição dos dois termos e como evitar a ocorrência de acidentes.

Boa leitura!

Acidente de trabalho

Segundo a legislação trabalhista brasileira, através do art. 19 da Lei nº 8.213/91, acidente de trabalho corresponde a qualquer ocorrência que aconteça a serviço de uma empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional no colaborador.

O acidente é algo não programado, que acontece de forma inesperada e interrompe a atividade profissional pela redução temporária ou permanente da capacidade do colaborador.

Incidente de trabalho

Diferentemente da definição de acidente, o incidente de trabalho é toda ocorrência que apresenta potencial de ocasionar um acidente, ou seja, um fator de risco que não gera danos ao colaborador, mas que pode desencadear consequências graves, caso seja negligenciado.

Vamos a um exemplo de incidente para ficar mais clara essa definição. Imagine que um engenheiro está caminhando pela obra e durante o trajeto ele é atingido na cabeça por um parafuso que não foi bem apertado e soltou da construção. No caso, o engenheiro utilizava seu EPI corretamente, por isso não sofreu nenhum tipo de ferimento, apenas se assustou com o acontecido.

Com isso, a distinção entre acidente e incidente de trabalho está na ocorrência ou não de dano ao colaborador durante sua atividade laboral.

Como evitar acidente de trabalho

Agora que já sabemos diferenciar acidente e incidente, vamos falar sobre como evitar a ocorrência de acidentes. Afinal, devemos priorizar o bem-estar e a integridade do colaborador para que este cumpra suas funções com mais tranquilidade e efetividade.

Por isso, algumas medidas devem ser observadas para tornar o ambiente de trabalho mais seguro.

  • Utilizar os equipamentos de proteção adequados

É necessário que o colaborador tenha acesso aos equipamentos adequados para a realização de suas atividades laborais. Além disso, deve ser feita uma avaliação periódica das condições de uso desses EPIs, para reduzir as chances de falhas do equipamento e maximizar sua proteção.

  • Evitar executar atividades no improviso

Quando o colaborador é levado a executar uma atividade de risco que está familiarizado a possibilidade da ocorrência de acidente é maior por causa da inexperiência na função.

  • Informar acidentes e incidentes

A forma mais efetiva de reduzir os casos de acidente é informando a comissão responsável pela segurança do trabalho na sua empresa sobre todas as ocorrências. Porque ela é a responsável por rastrear os fatores de risco e tomar as decisões necessárias para minimizar a recorrência.

  • Não brincar no trabalho

Brincadeiras em ambientes de risco é um comportamento perigoso e imprudente. A desatenção pode ocasionar incidentes e acidentes, prejudicando o colaborador em situações que poderiam facilmente serem evitadas.

Quer saber mais sobre outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Basta realizar seu cadastro em nosso site e aproveitar nossas dicas de segurança!

Deixe um comentário