Validade x Vida Útil do EPI: aprenda quais são as diferenças!

Sabemos que para um EPI cumprir sua função de proteção e segurança à saúde e integridade física do trabalhador é necessário que ele esteja em bom estado de conservação e apto para uso. Sendo assim, é importante observar a validade e a vida útil desse EPI. 

Pensando nisso, o post de hoje visa esclarecer as diferenças entre validade e vida útil do EPI. Informação é fundamental para a sua segurança!

Boa leitura!

O que é validade do EPI?

Para esclarecer a diferença entre validade e vida útil do EPI. Vamos, primeiro, às definições!

A Validade do EPI é o período predeterminado no qual o fabricante garante que todas as funcionalidades do equipamento estão de acordo com os parâmetros técnicos e de qualidade para o efetivo controle dos riscos.

A determinação desse prazo é estipulada pelas empresas que desenvolvem esses EPIs, observando as normas brasileiras e internacionais de segurança. E esse é um procedimento que depende de várias etapas técnicas e testes laboratoriais.

O que é vida útil do EPI?

A vida útil de um EPI diz respeito ao estado de conservação do equipamento. Ela está relacionada com as condições de uso desse equipamento e sua velocidade de desgaste pela frequência excessiva, por causas naturais ou modo de utilização.

Sendo assim, um EPI que ainda esteja dentro do prazo de validade, pode já não ter mais condições de uso devido a sua vida útil.

É importante muita atenção do setor de segurança do trabalho nesse sentido, para realizar as análises necessárias nos EPIs da empresa e garantir que os trabalhadores estejam utilizando equipamentos em bom estado de conservação.

Como aumentar a vida útil do EPI?

Percebe-se que validade e vida útil do EPI são coisas diferentes, mas que possuem uma relação. Por isso, além de observar o prazo de validade, é de extrema importância ficar atento à vida útil dos EPIs.

Porém, existem alguns hábitos favorecem a manutenção dos equipamentos de proteção por mais tempo, são eles:

  • Higienização correta e frequente;
  • Armazenamento em ambientes compatíveis com o material do equipamento; e
  • Utilização restrita para atividades no ambiente de trabalho.

Bom, agora que você já sabe a diferença entre validade e vida útil do EPI, assim como os melhores hábitos para aumentar a vida útil do seu equipamento, fica mais fácil perceber como esse assunto de segurança é importante.

São vários fatores que influenciam na qualidade da segurança fornecida pelos equipamentos de proteção. Com isso, vale destacar que a compra de um EPI não deve ser considerada custosa ou desnecessária, porque, são esses equipamentos os responsáveis pela garantia da sua saúde e qualidade de vida na atividade laboral.

Venha nos fazer uma visita! Aqui, na Equipaminas, você encontra os melhores EPIs para manter a sua segurança em dia.

Compre seu EPI aqui!

Deixe um comentário