Fornecedor de EPI: 4 fatores que devem ser considerados

Uma das principais ferramentas para a redução ou eliminação dos riscos no ambiente de trabalho, o equipamento de proteção individual (EPI) é essencial para uma boa gestão de segurança no trabalho.

Por este motivo, escolher um bom fornecedor de EPI é fundamental para atender aos requisitos previstos na legislação, tratados pela Norma Regulamentadora (NR) 6. 

Sendo assim, no artigo de hoje, vamos trazer tudo o que você precisa saber para escolher um fornecedor de EPI com qualidade e segurança.

Boa leitura!

 

Qualidade dos EPIs

Para ser um fornecedor de EPI de confiança, além das normas técnicas, outros pontos relacionados à qualidade do EPI devem ser considerados, como medidas de manutenção e limpeza, vida útil e conforto.

Conscientizar os colaboradores sobre a importância de usar os equipamentos  é uma das dificuldades encontradas, já que, muitas vezes, o desconforto causado colabora para o uso indevido.

Portanto, é preciso encontrar fornecedores que busquem equipamentos que se preocupam com a ergonomia, feitos com materiais adequados para que o trabalhador consiga exercer suas funções normalmente.

 

Atendimento às normas legais

São muitas as normas que tratam dos EPI e trazem características específicas e requisitos que devem atender para a proteção dos trabalhadores. 

Sendo assim, um dos principais é o Certificado de Aprovação (CA) que atesta que o produto foi testado e aprovado pelo órgão responsável.

Esse documento é obrigatório para todos os equipamentos nacionais ou importados e conta com uma data de validade determinada pela NR 6.

Portanto, consulte se o fornecedor de EPI atende às normas legais e se os produtos seguem os padrões determinados pela lei.

 

Custo-benefício

Avaliar o custo-benefício do EPI vai além do preço, significa também avaliar todas as características do equipamento, como qualidade e durabilidade.

Portanto, um produto que tem vida útil longa, trará menores custos em longo prazo do que um que tenha um preço inferior.

Sendo assim, procure opções diferentes, compare orçamentos e características dos equipamentos, e assim, determine qual opção terá o melhor custo-benefício. 

Observar esses fatores na hora de avaliar o fornecedor de EPI, torna mais fácil identificar a melhor parceria para seu negócio. 

 

Reputação no mercado

Para ter mais segurança ao escolher um fornecedor, pesquisar por empresas que tenham uma boa reputação no mercado é fundamental.

Com isso, um dos pontos principais considerados envolve o reconhecimento pela qualidade dos produtos e do serviço prestados.

Desde 2002, a Equipaminas agrega os conceitos de qualidade e variedade no fornecimento de EPI. Proporcionando conhecimento sobre utilização correta, contribuindo para a preservação da saúde e segurança dos colaboradores.

 

Qual a importância do uso de EPI?

Pensando no bem-estar geral de cada colaborador, as medidas de prevenção relacionadas aos cuidados com a saúde são muito importantes, assim como o uso correto e adequado de cada EPI. 

Os EPIs são os grandes responsáveis pela promoção da segurança do ambiente dos seus colaboradores. 

Sobretudo, os acidentes de trabalho ainda são muito comuns no Brasil. Números que poderiam ser diminuídos com responsabilidade por parte dos empregadores; e com consciência por parte dos colaboradores. 

Uma das maneiras mais comuns de fazer isso é por meio do Diálogo Diário de Segurança (DDS), com conversas curtas sobre prevenção de acidentes junto às equipes. 

Por isso, aqui na Equipaminas, nós desenvolvemos e-mails semanais com dicas de temas de DDS para debater com as equipes da sua empresa e mantê-las sempre atualizadas das melhores práticas.

 

Deixe um comentário